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Pesquisa de Palavras-chave: o que é e para que serve?

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o que é pesquisa de palavras-chave

Se de repente uma dúvida lhe vier em mente, qual a primeira solução para saná-la? Por exemplo, consultar uma enciclopédia, um dicionário, perguntar a um amigo, ou procurar no Google? Com certeza, a última opção é adotada pela maior parte das pessoas no mundo! Por isso, a pesquisa de palavras-chave é o primeiro passo para uma empresa estar à frente dos concorrentes na internet.

Afinal, toda vez que alguém digita uma dúvida, intenção ou uma curiosidade no Google, a pessoa está basicamente fornecendo as palavras-chave para que o buscador entregue as respostas. Mas, como usar isso a favor de uma empresa para aumentar as vendas no Marketing Digital? Além disso, o que são realmente as palavras-chave? Explicamos isso e muito mais nesse conteúdo completo. Continue conosco! 

 

O que são palavras-chave e por que devo me preocupar com elas

o que são keywords

Em resumo, as palavras-chave são os termos utilizados pelas pessoas para procurar algo nos buscadores. Na verdade, aqui vamos sempre considerar o Google, o principal motor de buscas do mundo. Afinal, mais de 92% das buscas de todo o mundo são feitas através dele.

A saber, no ano 2000, o Google processava 14 bilhões de buscas por ano ou 32,8 milhões de buscas por dia. Hoje, segundo o Internet Live Stats, o Google processa mais de 3,5 bilhões de pesquisas por dia. Ou seja, são 1,2 trilhão de pesquisas por ano em todo o mundo.

 

Como o Google usa as palavras-chave

No gigante de buscas online, as palavras-chave, ou keywords, são interpretadas para que o usuário receba as melhores respostas. Afinal, a missão do Google é justamente essa: oferecer no resultado respostas que deixem o usuário satisfeito!

Aliás, o algoritmo do Google é tão avançado que ele leva em conta fatores como:

  • intenção de busca,
  • estilo da busca (se é comparativa ou em forma de questão, por exemplo),
  • perfil do usuário (pelo histórico de navegação e utilização),
  • e até mesmo o teor da busca: por exemplo, o Google é especialmente cauteloso quanto a assuntos de finanças e medicina.

 

A pesquisa de palavras-chave como oportunidade para os negócios

Se por um lado as palavras-chave ajudam o Google a fornecer a melhor resposta para o usuário, de outro elas também trazem uma oportunidade para empresas compreenderem melhor seus potenciais clientes. 

Afinal, se você já souber de antemão o que o cliente está buscando e como ele faz isso, fica muito mais fácil atender à expectativa dele! Inclusive, isso vale para tudo: 

  • Menus do site,
  • Conteúdos estruturais (fixos),
  • Definição das URLs,
  • Conteúdos de blog.

Dessa forma, a pesquisa de palavras-chave nada mais é do que saber exatamente como seu cliente vai buscar no google a solução para o problema que você pode solucionar. Sobretudo, é se preparar para oferecer a ele o melhor resultado possível, pois as palavras-chave relevantes para o seu negócio é que vão orientar todas as estratégias de marketing digital.

search marketing

 

Por que muitas vezes os conteúdos não trazem resultados?

Jean-Jacques Rousseau sabiamente se posicionou no sentido de que “quem tenta agradar a todos, não agrada a ninguém.” Com certeza, essa máxima vale para a produção de conteúdos: se você escreve um texto tentando agradar a todos, sem um foco específico, na verdade acabará mitigando seus resultados.

Acima de tudo, é importante entender que de nada adianta produzir um texto perfeito, lindo, mas que não será encontrado por ninguém. Assim, se não será encontrado, não receberá visitas, não será lido. Entende agora a relevância da pesquisa de palavras-chave?

Em outras palavras, você gastará tempo, esforço e recursos na produção de um conteúdo que não trará resultados. Inclusive, isso é algo que é constantemente levantado pelos nossos novos clientes: “Parei de fazer conteúdos porque não trazem resultados”. Mas, por que não trazem? Com certeza por que não são construídos baseados em uma palavra-chave estratégica para o negócio e nem seguindo as regras básicas de SEO.

 

O objetivo da pesquisa de palavras-chave

Primeiramente, antes mesmo de definir o tema do seu conteúdo, você precisa saber quais respostas o seu potencial cliente busca no Google. Ou seja, é preciso fazer a pesquisa de palavras-chave.

Ao fazer a pesquisa de palavras-chave, o objetivo é mapear quais termos são importantes para o negócio. Ou seja, definir uma lista de palavras (keywords) que, quando forem digitadas no Google, devem mostrar a sua página entre os resultados da busca.

Aqui é importante ressaltar que, de acordo com uma pesquisa do próprio Google, 75% dos usuários não passam da primeira página. Então, não só basta aparecer, mas também estar bem ranqueado e aparecer nos primeiros resultados!

aparecer na busca do google

A pesquisa de palavras-chave é o primeiro passo de qualquer estratégia

Aliás, isso deve ser feito idealmente até mesmo antes de desenvolver o seu site. Aqui na Farmer isso é a primeira coisa que fazemos, antes de planejar a estrutura do site, os menus, os títulos das páginas… Assim podemos ser muito mais assertivos em todo o processo de criação do site.

Além disso, essa mesma pesquisa de palavras-chave será utilizada como base para realizar todo o planejamento de conteúdo. Ou seja, definir que conteúdos serão produzidos, quando, e com base em qual palavra-chave.

Inclusive, a planilha de palavras-chave definidas para o negócio é que vai orientar todo o planejamento de Anúncios. Seja através do Google Ads, Facebook Ads ou Remarketing. Mas, esse é um assunto para outro post!

 

Pesquisa de palavras-chave relacionadas

Durante a pesquisa de palavras-chave, além de conseguir entender se existem buscas por uma palavra, o próprio Google permite que você veja buscas relacionadas a ela. Isto é, quais outros termos são geralmente usados por outros usuários que buscam pela mesma resposta. 

Além disso, o Google traz também uma lista de perguntas que são recorrentes entre pessoas que buscam por aquele termo específico. Sem dúvida, essa é uma verdadeira “bússola” para orientar a produção de conteúdo, concorda? Afinal, oferecer ao usuário a melhor resposta para o problema coloca a sua marca como referência naquele assunto e, portanto, aumenta a possibilidade de conquistar aquele potencial cliente.

Então, veja as imagens abaixo para saber como identificar, na página de resultados da busca, a lista de perguntas e também os termos relacionados:pesquisa de palavras-chave

 

palavras-chave relacionadas no Google

Como fazer a pesquisa de palavras-chave para o seu negócio

Agora você já sabe a relevância das palavras-chave para as estratégias de marketing digital da sua empresa, certo? De fato, essa ação vai resultar em economia de tempo, energia e recursos.

Então, vamos listar algumas ferramentas e dicas de como fazer a pesquisa de palavras-chave. Vamos lá!

 

Planejador de Palavras-Chave do Google (Google Keyword Planner)

O planejador de Palavras-Chave do Google, ou Google Keyword Planner, é mais comumente utilizado para o planejamento de estratégias de anúncios e tráfego pago. Mas se engana quem pensa que ele só é útil para essa finalidade.

A saber, a ferramenta fornece uma média de buscas mensais por determinado termo. Bem como sugestões de termos e keywords similares com base na palavra-chave investigada.

Assim, com essa ferramenta gratuita, fica mais fácil planejar e orientar a construção do seu site e produção de futuros conteúdos.

Planejador de palavras-chave do google

Google Trends

O Google Trends é outra ferramenta gratuita fornecida pela empresa que se tornou gigante no mundo da internet. Assim como o Keyword Planner, ela fornece dados estatísticos sobre o volume de buscas de determinados termos. Mas, com uma diferença grande: ela foca em tendências de buscas

Em outras palavras, com o Google Trends você consegue ver o que as pessoas estão buscando com maior frequência em um determinado momento. Não só isso, mas também quais as buscas que são tendências todos os anos em determinadas épocas.

Sem dúvida, essa ferramenta é incrível para quem busca estratégias de conteúdos sazonais. Ou seja, que apresentam um “pico” de interesse em algum momento do ano. Além disso, o Google Trends é particularmente interessantes para empresas que utilizam veiculação de notícias e relações públicas como forma de ganhar autoridade online. 

 

Google Trends na prática: o case do Gambito da Rainha

Por exemplo, você já ouviu falar da série O Gambito da Rainha? A saber, ela foi indicada a vários Emmys e fez com que muitas pessoas se interessassem mais pelo universo do xadrez, um dos temas centrais do enredo. Por isso, a série lançada em 23 de outubro de 2020, fez com que as buscas relacionadas com xadrez atingissem um recorde

google trends gambito da rainha

Com certeza, os profissionais que utilizam o Google Trends identificaram a tendência primeiro, podendo se aproveitar dela! Assim, muitos e-commerces puderam focar na otimização de páginas de vendas de itens relacionados ao xadrez durante aquela época.

 

Google Trends na prática: o case das Olimpíadas em 2021

Aliás, sabia que as buscas por skate e ginástica artística cresceram após as atletas Rayssa e Rebecca ganharem medalhas de ouro nas olimpíadas de 2020 nesses esportes? Na época, sites de apostas ou de vendas de equipamentos esportivos que notaram a tendência antes de todos os concorrentes saíram na frente no marketing!

 

Google Trends na prática: datas comemorativas

Além disso, é possível perceber buscas que fazem mais sentido em determinados feriados, como natal ou dia das mães. Por exemplo, na imagem abaixo, note que há um pico de buscas pelo termo “jóias” em meados de junho, próximo ao dia dos namorados.

google trends pesquisa de palavras-chave

Keywordtool

keyword tool palavras-chave

O Keywordtool.io é mais uma ferramenta gratuita mais recomendada para quem não sabe ao certo como trabalhar uma palavra-chave ou tema. Aqui, se você colocar um termo amplo, receberá uma lista enorme de buscas feitas com esse termo.

Embora a ferramenta não forneça as informações de volume de buscas na versão gratuita, você pode verificar o volume de buscas dos termos lá no Google Keyword Planner! Fica a dica! 😉

 

SEMRush

semrush

Provavelmente, o SEMRush é a ferramenta preferida dos profissionais de marketing. Sem dúvida, não é para menos: ela oferece uma variedade enorme de funcionalidades, além de dados incríveis sobre cada palavra-chave estudada. 

Mas, ela tem um custo mais elevado. Por isso, geralmente atende empresas maiores, que possuem um grande volume de trabalho em marketing de conteúdo.

Por outro lado, a ferramenta oferece um volume de buscas gratuitas por mês! Então, caso o investimento não caiba no seu budget, utilize essa funcionalidade para analisar as palavras-chave que são mais relevantes para o seu negócio no momento.

 

AnswerThePublic

O AnswerThePublic é a ferramenta mais diferente entre as que sugerimos aqui. Mas, também é uma das mais intrigantes! 

Afinal, ela não fornece volumes de buscas e palavras-chaves como as outras, mas é um bom ponto inicial para quem quer entender a intenção de buscas das pessoas com uma palavra-chave. Por que? Porque na página, após digitar uma palavra-chave, você recebe uma lista completa com todas as perguntas feitas pelas pessoas na internet com aquela palavra. 

Para usar a ferramenta, é só entrar no site e digitar a palavra-chave. É importante lembrar de alterar o país para Brasil e o idioma, para português.

 

Qual o melhor planejador de palavras-chave?

Na verdade, diante de tantas opções, é normal você se perguntar qual utilizar para fazer a pesquisa de palavras-chave e o planejamento do conteúdo. Afinal, todas as ferramentas parecem incríveis, não é? A resposta é o famoso depende.

De fato, as necessidades da sua empresa e os objetivos que querem alcançar nesse momento é o que vai determinar qual a ferramenta mais adequada.

Por exemplo, para grandes empresas que já trabalham com marketing de conteúdo e otimização SEO e querem evoluir na busca orgânica e benchmarking, o SEMRush pode ser uma boa opção. 

Por outro lado, o Keyword Planner, somado às outras ferramentas listadas e uma dose de criatividade e conhecimentos técnicos são suficientes para uma excelente estratégia em empresas menores.

Já o Google Trends podemos usar sempre, para acompanhar as tendências. 

palavras chave relacionadas

Como fazer um estudo de palavras-chave para a sua empresa

 

Defina os seus objetivos

O primeiro passo para fazer um bom estudo de keywords para a sua empresa é compreender os objetivos do seu negócio na internet. Como sua empresa vai se posicionar? Quais serviços você presta ou quais produtos você vende? 

Assim, fazer uma lista respondendo a essas duas perguntas já trará as primeiras palavras-chave estratégicas!

 

Pesquise os concorrentes

Depois disso, é hora de realizar uma pesquisa no site dos concorrentes. Veja como os sites são estruturados, as palavras-chave utilizadas em cada página, e identifique oportunidades de produzir páginas e conteúdos melhores e mais otimizados. 

Parece complexo? Na verdade, esse estudo demanda bastante conhecimento técnico para conseguir mais resultados. Para isso, considere a ajuda de uma agência especializada: vai economizar tempo e ainda trazer resultados mais assertivos e rápidos!

 

Utilize o resultado da pesquisa de palavras-chave para orientar toda a sua estratégia

O resultado da sua pesquisa de palavras-chave deve orientar diversas estratégias do seu marketing digital. Desde a criação do site, até a definição dos conteúdos do seu blog. 

Dessa forma, você sai do empirismo e começa a trabalhar com foco definido. Além disso, poderá acompanhar sua evolução no posicionamento da busca orgânica, através de ferramentas que o próprio Google oferece, como o Google Search Console.

 

Podemos te ajudar na pesquisa de palavras-chave para a sua empresa!

agencia especializada em marketing no google

Aqui na Farmer, possuímos vasta experiência no desenvolvimento de estratégias de conteúdos e sites utilizando as melhores palavras-chave para seu negócio. Assim, seja um e-commerce ou uma página de prestação de serviços, nos especializamos em trazer o melhor resultado para você.

Afinal, é preciso conhecer as ferramentas a fundo, para poder usufruir de seu máximo potencial. Então, temos um time especializado para fazer a pesquisa de palavras-chave e desdobrá-la em ações estratégicas, com foco nos resultados!

Se quiser ajuda nisso, clique aqui que agendamos uma reunião. Vamos?

Luciana Bandeira

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